Se cuide || Fala Garota

01:13 Any Olliver 0 Comments



É quase sempre que vemos por aí em pautas e assuntos femininos, a importância do amor próprio. E isso tem mesmo um fundo de verdade. Mas esse termo, não se aplica apenas aos sentimentos, ao interior de nosso íntimo, mas também deve se aplicar ao nosso exterior.
Então, lhe convido a um passeio corporal. Vamos conversar um pouquinho a respeito dele? O nosso corpo?...
Não se pode cuidar apenas da área espiritual (apesar dela ser a mais importante) e sentimental (apesar dela ser a mais perturbante) é necessário cuidar também da carne, do corpo que Deus nos concedeu. Portanto, por ele ser confiado a nós, ser denominado nosso, é de nossa responsabilidade.
Um assunto por exemplo que o envolve e é de extrema importância, é a menstruação. Chega ser impressionante o tanto de moças que não se posicionam a respeito dela na atualidade, que reclamam dela e de seus males mas não tomam se quer nenhuma atitude. Geralmente em meio a correria de família, estudo, trabalho, igreja, cursinho e demais afazeres, engolimos um analgésico durante as cólicas menstruais e seguimos. As vezes esse analgésico não funciona, então compramos um mais forte. Mas ainda assim, as vezes não funciona, as vezes a mãe e as amigas informam que é comum e concluímos que é um mês ruim. Mas não é!
Cólicas extremamente fortes não são normais, irregularidade na data ou no fluxo da menstruação também não. Entre muitos problemas que podem ser a causa desses males, chamo atenção para a endometriose, que todas já ouviram falar, mas nem todas dão devida atenção.
Hoje pesquisas comprovam que cerca de seis milhões de brasileiras possuem endometriose. Entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e 30% tem chances de ficarem estéreis.
O que realmente é?
Endometriose é caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero.
Todos os meses, o endométrio fica mais espesso para que haja implantação do óvulo fecundado. Esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação, quando não há gravidez. Em alguns casos, um pouco desse sangue caminha no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando então a lesão endometriótica.
Se descoberto no início há dois tipos de tratamento médico para combater as terríveis dores da endometriose: medicamentos ou cirurgia (laparoscopia) só para casos mais extremos.
É muitíssimo importante ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano. Não só pela endometriose mas também por outros males que vão além de dores, como o cisto de ovário por exemplo, que se não cuidado quando benigno a longo prazo pode vir a se tornar maligno. É preciso ir! E mesmo que não haja nada de errado, pelo menos foi feita sua parte.
Não custa nada marcar no calendário uma data de visita ao ginecologista entre os 365 dias do ano. Só um pouquinho de atenção.
Então vamos "subir um pouco" mais o assunto. Até a região dos seios, para ser exata.
Você já fez o Toque? Sim, aquele que está toda hora na televisão, que possui até companha nas redes sociais, mas, você alguma vez já realmente fez? Do método certo?
Muitos casos de câncer de mama são descobertos e tratados de imediato com excelentes resultados por esse toque frente ao espelho. Nódulos e irregularidades nas mamas podem passar despercebidos por nós, se expandindo até às áxilas. Então uma vez por mês, pelo menos, fique frente ao espelho e coloque as mãos na cintura, a estilo Mulher Maravilha, assim observe o formato e contorno de suas mamas, observe se estão iguais e procure por alguma irregularidade.
Outro método eficaz e importante, é durante ao banho: Já ensaboada (pois assim suas mãos percorrerão melhor a pele), coloque o braço atrás da nuca, endireite a coluna e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama com movimentos circulares, bem de leve mas precisamente, procurando por caroços. Use a mão esquerda para examinar a mama direita e vice-versa. Se notar algo de incomum, procure o médico o mais rápido possível.
(fonte de algumas informações: canserdemama.com)
Nota: "Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após ela, geralmente não possuem riscos."
Alguns outros cuidados básicos também merecem atenção, como por exemplo; o sabão utilizado na lavagem das roupas íntimas. Ele deve ser específico para elas, pois sabões comuns, podem causar sérios danos para e região íntima, como alergias e infecções. Prestar atenção nos sutiãs também é preciso! Evitar os de bojo formado com estrutura, que apertam os seios e os suspendem ao máximo. Pois, melhor que ter seios durinhos é ter seios saudáveis.
Tomar banho com sabonete íntimo dermatologicamente testado, também entra na lista. E todas garotas, a partir dos 12 anos deveriam usa-lo.
Esses e outros pequenos cuidados evitam grandes males, lhe preservam para aqueles que amas.
E de fato, temos ao lado um Deus Todo-Poderoso capaz de curar enfermidades e estruturar células se for preciso, sim. Vivendo o cristianismo desfrutamos de milagres, mas o mínimo que podemos fazer com algo que nos é dado, é "cuidar". Portanto, é perfeitamente normal se manter em dia com as consultas medicinais, querer viver bem e mais para desfrutar do Reino aqui, e estar ao lado dos que amamos. Não há mal nisso, há amor.
O conselho é que; após a uma forte dor ou o flagra de alguma irregularidade, não se desespere. Sente-se e fale sobre isso com o Senhor, calmamente, depois vá fazer sua parte, vá fazer o possível. Pois, Deus é especialista no impossível, e pode ter certeza de que, o quê o médico e nem nós mesmas podemos fazer – Ele fará!
O que não pode é viver consequências desnecessárias de pequenas atitudes não tomadas.
Se cuide. Faça esse favor a todos, inclusive a você. ♡

0 comentários:

Sua opinião é extremamente importante, Comente!