Fala Garoto || Homem de Família 2/3

10:25 Jonatas Oliveira 0 Comments

Você sabia que é obrigação do homem ensinar suas mulheres e seus filhos sobre às Escrituras? Acredite, não é opção, é responsabilidade de um homem que deseja manter vivo o avivamento e a comunhão familiar.


"As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se quiserem aprender alguma coisa, interroguem em casa seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja". (1 Co 14:34-35)

  O versículo usado como texto áureo de nossa coluna é motivo de grandes debates teológicos sobre a participação da mulher na Igreja. Porém não quero ir por este caminho, e sim o que este texto que o Apostolo Paulo escreve à igreja de Corinto tem haver com o dever do homem de ensinar.

  Como bem vemos, Paulo orienta que as mulheres quando quiserem aprender algo relacionado a fé e a comunidade cristã deveriam perguntar aos seus maridos, para que suas duvidas fossem supridas. Mas, ao meu ver, esse texto é bem mais profundo para nós homens; ele nos mostra que nossa responsabilidade vai muito além de ser provedor -tema de nossa coluna anterior.



  Para que possamos ensinar nossas mulheres é preciso dedicar ao estudo das Sagradas Letras. Pois como poderemos ensinar aquilo que não sabemos? Não faz sentido não é? O propósito maior ao dedicar o ensino em nossos lares é acima de tudo "a glorificação a Deus", portanto, é necessário que o foco seja o crescimento e a fortificação da fé em Cristo e na palavra de Deus. Ensinar com amor é também bíblico (Fp 1; 15 e 16 


 Textos sobre ensino e sabedoria

"O temor do Senhor
é o princípio da sabedoria,
e o conhecimento do Santo
é entendimento. 
Provérbios 9:10


Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 
Deuteronômio 6:5-7



Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 
2 Timóteo 3:16-17


Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. 
Romanos 15:4


Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. 
Colossenses 3:16


Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. 
2 João 1:9"


Hoje o post foi menor devido a correria de fechamento de notas da escola. Semana que vem tem um maior e super interessante. 

0 comentários:

Sua opinião é extremamente importante, Comente!