A Natureza Como Auxiliar || Receitas Caseiras Para As Madeixas

19:33 Any Olliver 0 Comments

Se tem algo que todas gostamos e dedicamos tempo é o cabelo!
Seja cachos ou ondas, lisos ou crespo, em madeixas soltas ou em tranças... Todas cuidamos de nossos fios tão queridos.
E se tem algo belo de se ver é um cabelo bem tratado, com aparecia saudável, coisa que tem se tornado bem difícil nestes tempos de chapinha, progressiva e afins...
Mas, nessa relação de carinho e cuidado das moças e seus fios, se vai um bom dinheiro, tempo e produtos químicos que até prejudicam o organismo. Se esquece que a tão bela natureza formada por Deus é riquíssima não só em beleza mas em utilidade também, e contribui muito em cosméticos capilar que saem bem mais baratos e produzem resultados visíveis, além de serem livres de químicos agressivos. Uma boa notícia inclusive para crianças, gestantes, para quem está amamentando, com os cabelos extremamente frágeis ou simplesmente quer dar um tempinho de folga para os pobres fios.
Então hoje trago 4 receitinhas caseiras e naturais que são fáceis de aplicar, seguras (se assim cumprir com as regrinhas) e com resultados visíveis. Vamos lá???

Hidratação de açúcar:
Essa hidratação é bem conhecida porém gera muitas dúvidas. É indicada para cabelos sem brilho, secos e frisados, com um certo volume. Ela também atua como alisaste natural, pois o açúcar é um ótimo "selador de cutículas e pontas duplas", deixando os fios mais escuros do que são e bem alinhados.

Ingredientes:
• 3 colheres (sopa) de máscara de hidratação de sua preferência. (Aqueles "potes" de mascará com enxágue vendidos juntos com shampoo e condicionador)
• 2 colheres (sopa) de açucar cristal ou mascavo.
• 1 colher (chá) de oleo vegetal (Coco, abacate, oliva, amêndoas etc... Esse ingrediente é só para potencializar a receita com uma maior hidratação, porém, não é essencial)

Modo de Preparo:
Misture bem todos ingredientes em um potinho apenas!

Passo a Passo:
Lave os cabelos com o shampoo de sua preferência. Em seguida, retire o excesso de água e passe a mistura mecha, por mecha, massageando bem cada uma e as enluvando.
Coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 ou 25 minutos. Depois enxágue bem e pronto! Deixe secar naturalmente.
Suas madeixas terão mais brilho e ordem, é bem visível o resultado.
Quanto mais o tempo passar e você fizer toda semana essa hidratação, mais os resultados serão efetivos, afinal tratamentos naturais são a longo prazo.

Dica: O açúcar mascavo seria a melhor escolha para essa receita, pelo fato de passar por menos processos químicos, preservando assim as vitaminas e minerais da cana de açúcar.

Atenção: A receita não deve ser feita mais que 1 vezes por semana. Pessoas com cabelo fino e mirrado não deveriam faze-la pela ação do açúcar que é um esfoliante.
Algumas moças com tipos diferentes de cabelos reclamaram da porosidade e aspereza que essa receita as causou. Portanto nem todos somos iguais, minha indicação é que você faça um teste em uma mecha do cabelo primeiramente, assim poderá ver a compatibilidade e se o resultado ficará do seu agrado.

Progressiva Natural:
Realmente é excelente e visível o resultado dessa receita logo nas primeiras aplicações. É bem fácil de fazer e contribui muito para cabelos secos, opacos armados e danificados, com muitas pontas duplas (Um terror para todas nós).
Algumas pessoas a fazem antes da chapinha, pois é realmente muito boa a ajuda e intensifica a cor dos fios e o brilho, facilitando muito o alisamento. O efeito alinhado dura até a próxima lavagem mas o brilho e a hidratação ficam (Já fiz e comprovei! ♡).

Ingredientes:
• 10 colheres (sobremesa) de leite de coco.
• 2 colheres (sobremesa) de limão.

Passo a Passo:
Aplique a mistura por todo cabelo, se preferir a coloque em um borrifador ou em uma embalagem de spray sua (de algum produto para cabelos) que esteja vazia, pois a mistura fica bem líquida.
Após isso espero 1 ou 2 horas passar, não há necessidade de cubrir o cabelo, apenas o enrole em um coque e espere o tempo. Aí é só enxaguar e ver o brilho lindo e maciez que ficará. ♡ (Pranche ou Escove se quiser)

Dica: Ao invés de utilizar o leite de coco comprado no mercado, faça o caseiro. O resultado é incrível quando você opta por isso e muitas pessoas nem sabem. Eu já testei e comprovei a diferença.
É bem fácil:
Em um liquidificador bata a polpa de um coco médio, com algumas colheres de água quente (só para não estragar a lâmina do liquidificador e facilitar o processo). Você ativa pode utilizar a própria água do coco.
Bata bastante até os pedaços do coco ter sumido. Após isso, pegue uma vasilha, abra um pano de algodão sobre ela e despeje a mistura sobre ele. Pegue as extremidades do pano as junte e comece espremer de leve o líquido. Coe bem, deixando toda polpa no pano e o líquido branco que irá decer, na vasilha. Pronto! Aproveite a polpa como quiser, em algum doce ou algo do tipo e com o líquido faça a receita, ele é o leite de coco caseiro!

Atenção: Cabelos e couros cabeludos muito oleosos não há muita necessidade de fazer essa receita, pois o leite de coco aumenta a nutrição dos fios e consequentemente a oleosidade deles.

Alisamento natural de maizena:
Essa receita conheci de perto, foi a primeira que conheci na verdade e também me encantei. Os fios ficam mesmo muito soltos, fáceis de pentear, com grande hidratação e maciez. Quanto mais você faz o processo com o tempo, melhores são os resultados. É um processo a longo prazo, dentro de meses notará.
Para cabelos crespos (que já foram relaxados com algum processo químico ou não) o resultado é ótimo; os cachinhos ficam muito soltinhos e macios. Ê realmente um relaxamento para os fios, só que natural.

Ingredientes:
• 100 ml de leite
• 1 colher (sopa) de Maizena (Você pode usar qualquer marca de amido de milho)
• 2 gotas de óleo vegetal (Argan, Coco ou Oliva são opções)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um recipiente até que a maizena fique bem dissolvida no líquido.

Passo a Passo:
Aplique a mistura em mecha por mecha nos cabelos. Penteie o cabelo para traz. Não demore, pois conforme for passando o tempo ele começará a endurecer por causa da maizena.
Leve a parte dos cabelos de baixo pegando pelas pontas, para o couro cabeludo e coloque uma touca térmica na cabeça. Sem presilhas.
Deixe o alisamento caseiro agir por uma hora, depois lave normalmente com shampoo e um bom tanto de condicionador.

Atenção: Durante a aplicação da receita, o cabelo começa a endurecer, é estritamente importante que não penteie ele durante isso e também não coloque presilhas pois, poderá quebra-lo. Muito cuidado e atenção. Apenas passe a mistura e leve as pontas do cabelo para a nuca já colocando a touca em seguida, deixando que ela os segure. Não enrole também o cabelo.
Tomando esses cuidados, as madeixas ficarão soltinhas e muito hidratadas sem processo químico algum!

Selagem Caseira:
Após esse alisamento de maizena, uma boa opção é fazer a selagem caseira. Como o nome já indica, ela sela as cutículas dos fios, tirando boa parte das pontas duplas, intensificando a cor e guardando muito bem a hidratação caseira que foi feita anteriormente.

Ingredientes:
• 2 colheres de vinagre de maçã
• 2 colheres de creme de hidratação (pode ser os de baixo preço mesmo ou aquele que você comprou mas não gostou muito)

Passo a Passo:
Após misturar tudo, passe nos cabelos massageando e deixe agir por 45 minutos. Depois é só enxaguar. (Escovar e pranchar se quiser)
Recomenda-se fazer uma vez por semana apenas.

Atenção: Algumas moças com certos tipos de cabelo reclamaram da aspereza que o vinagre causou. Portanto ninguém é igual e a indicação é a mesma que dei anteriormente: Faça o teste em uma mecha e veja se seu cabelo recebeu bem a selagem.

Essas foram apenas algumas receitas naturais que auxiliam muito e trazem bons resultados.
Outros cuidados são muito importantes também, tais como: massagear uns minutinhos, na hora do banho o couro cabeludo, ingerir bastante colágeno, como gelatina por exemplo. Passar uma boa quantidade de condicionador e enxaguar muito bem os cabelos após essa aplicação, para não deixar nenhum resíduo. Utilizar protetor térmico em todas as vezes que for secar os cabelos com o secador... E tantos outros pequenas ações que fazem grande diferença.

Nem tudo se resolve com dinheiro ou inúmeros processos químicos que as vezes, ao invés de auxiliar, acabam prejudicando. Claro, que produtos com química trazem resultados rápidos e eficazes, não seremos hipócritas, mas as vezes, é bom dar um tempo deles e iniciar uma nova fase de cuidados ao cabelo.
Adotem um meio natural pelo menos por um tempo ou uma vez por mês. Não custa muito e creio que os resultados serão excelentes.
Façam e compartilhem o que acharam (Qualquer dúvida não se acanhem em perguntar. ♡)

Deus as abençõe e até a próxima moças.

0 comentários:

Sua opinião é extremamente importante, Comente!