Os 4 tipos de Amor ♡

16:54 Any Olliver 0 Comments

Olá amores! ♡
Na semana passada o assunto foi sobre os sentimentos bons, que as vezes confundimos com amor. Lembram?! Então... Nessa semana é exatamente sobre ele que vamos falar - O Amor. Sobre todos os tipos dele! As vezes os confundimos entre si, e as vezes nem sabemos que existe mais de um! Vamos compreende-lo um pouco melhor, assim também poderemos saber um pouquinho mais sobre Deus o próprio verbo amar. ♡

"AMOR"
Irônico uma palavra pequena ter um significado tão grande, não?!...
O amor é muito vasto e muito especial, feliz dádiva recebe de Deus, quem o sente. Mas ele também é muito complexo e se diferencia entre si.
Esse sentimento se manifesta de 4 formas. Pois é! Existem 4 tipos de amor. Eu até pouco tempo não sabia. Já até tinha ouvido falar sobre um deles, mas os outros não conhecia, ou melhor, não sabia sobre eles, mas já os sentia!
Levei um baque, talvez vocês também levaram, e queiram saber mais. Pois é de extrema importância para uma garota cristã decernir os sentimentos que habitam dentro do peito. É importante reconhece-los, e se arrumar por dentro.
Vamos explicar melhor e entender um pouco mais sobre cada um dos "quatro tipos de amor".

Começamos pelo mais comum e atual hoje em dia:
• EROS - Esse amor é um amor físico, sexual. Pegado a carne. Ele é acompanhado de desejo e sentimento de posse. Esse amor é citado na Bíblia em Provérbios 7:18 quando o Rei Salomão adverte os moços sobre a prostituiçao e as mulheres adúlteras.
Esse amor é cego, é movido por uma atração fatal - A menos que a pessoa amada não seja atraente fisicamente, aí é outra história! - O pouco que esse amor dá é com um intuito de receber algo em troca. Não suporta o tempo.

• Storge - Você também já deve ter ouvido falar, todas nós o sentimos. É o amor familiar, de um parente para o outro. [2 Samuel 21:10 e Romanos 12:10]
Quem o tem ama apesar das diferenças, sempre perdoa, e suporta os desgastes sofridos. Mas também é meio que por "obrigação". Ex: - "Gostamos da nossa prima Verusa, porque ela é nossa prima Verusa, mesmo sendo chata, atrapalhada, e feia."
Você ama seu parente porque ele é seu parente, e ponto final!

• Philos - Esse sim todas sentimos, e é com ele que na maioria das vezes nos confundimos! Esse é o amor de Amizade. Amizade verdadeira! Ele é recíproco. Relaciona-se com a alma + do que com o corpo (Por isso existe tantas amizades virtuais) Lida também com o intelecto, com a vontade, emoção, compartilhamento. Em 1 João 21:15 e 16 por Exemplo, encontramos o amor Philos entre Jesus e Pedro e em Isaías 41:6 também o vemos!
A lógica desse amor é baseado em: "A nossa felicidade é mais importante do que a minha felicidade."
Esse amor é cheio de realizações, é honesto, encara todos os defeitos, analisa e decide se eles podem ser superados pelas qualidades, se vale apena a amizade. Mas também, ele não aguenta muita pressão, é exigente e exige o mesmo ou mais do outro. Doa-se 50% de si. Sempre espera algo em troca. Afinal nele não se ama sozinho, e também nele você não tem obrigação nenhuma que te leve a fazer isso.

• Ágape - Chegamos ao mais conhecido de todos os tipos de amor! E também o mais puro.
O amor Ágape é o ápice do amor. Seu nível mais alto, e também hoje em dia quase extinto em nós. É o amor incondicional. O amor que Deus tem por nós. Vem dEle pois Ele é o próprio Verbo Amar. Nesse amor se ama em espírito e em verdade, e não espera o mesmo em troca. Não é egoísta, não se preocupa só consigo, procura o bem estar do outro a qualquer custo, seja ele quem for.
Doa-se de si 100%. Em Lucas 10:29 ao 37 vemos o quanto Jesus e Deus nos ama mesmo não obtendo o mesmo em troca. A melhor explicação deste amor também é João 3:16, esse verso é a prova de que esse amor existe para com os humanos! ♡
É possível humanos o possuírem? Sim! Quando aceitamos a Cristo em nossas vidas, o Espírito Santo vem e faz um mover sobrenatural o depositando em nós! O amor de Deus [Romanos 5:5]
A partir daí esse amor se manifesta através de nós no dia-a-dia se dermos lugar, e para com o cônjuge também flui [Efésios 5:25 e Tito 2:4] Ele é contagiante! Nele amor gera amor [Lucas 6:38 Gálatas 6:7]
A lógica desse amor? É: "Eu te amo, sem um porquê." ♡
1 Coríntios 13 explica as características e os frutos do amor Ágape.

É meninas! O assunto é vasto, mas já deu para perceber o quanto é precioso!
Precisamos saber discernir as coisas. Hoje em dia estamos misturando tudo, sentindo o amor Philos, Eros ou Storge achando que é Ágape. E por falar em Ágape deveríamos busca-lo. Amar ao próximo sem um porquê, fazer o bem a ele, sem esperar o mesmo em troca seja ele quem for - o morador de rua na esquina da sua casa ou o carinha bonitinho que mora logo alí.
É importante saber também que uma relação construída com apenas Eros, e/ou Philos e/ou Storge, dificilmente dará certo! Não durará! Não tem base.
É preciso haver um "conjunto" entre os quatro tipos de amor. Por isso é tão importante o tempo que Deus nos distribui, para aprendermos e conhecermos todos esses assuntos. Para nos conhecermos melhor e buscarmos em Deus evolução. Respeite isso e medite.

Antes de querermos amar um alguém, busquemos amar a todos! Intendamos um pouco melhor o quanto já somos amadas por Àquele que entregou sua própria vida numa cruz para nos salvar, mesmo sabendo que nós, poderíamos não aceita-lo em nossas vidas nos dias de hoje!

Então... Não procurem amar apenas por obrigação, empatia ou atração. Procure e espere pelo ápice do termo amar! Procure o amor que vem de Deus. ;)

Deus as abençõe. Um fim de semana com muito amor à todas! ♡

0 comentários:

Sua opinião é extremamente importante, Comente!