As Máscaras dos Sentimentos - Prisão Interna

16:20 Amanda Ribeiro 2 Comments

Ao olharmos à juventude de hoje vemos um aspecto brincalhão e de "bem" com a vida. Mas quem sabe essa não é só uma fachada? Uma fachada para esconder os medos e as mágoas que os cercam. E muita das vezes podemos até pensar , "não, mas isso é só fora da igreja". Tem certeza? Quando vamos estudar a fundo a vida da juventude evangélica vemos que a "vontade de sumir, de desaparecer, ou mesmo de morrer" é algo comum. Há muitos jovens que se consideram "Firmes na igreja", mas fora dela, quando se trancam no quarto só Deus sabe o que pensam, e talvez como agem... Satanás vem semeando uma porção de "será?" na cabeça da juventude evangélica, transformando suas emoções e sentimentos numa verdadeira confusão. 

A um tempo atrás uma banda muito famosa lançou uma música que marcou e ainda marca toda uma juventude: Será? Que diz assim : " Será só imaginação ? / Será que nada vai acontecer?/ Será que tudo isso é em vão? / será que vamos conseguir vencer ? " A razão do sucesso dessa música é que ela trouxe à tona grandes questionamentos que já existiam , e que ainda existem no meio dos jovens: tristeza, solidão e incerteza do futuro. Tristeza: É algo comum no meio dos jovens, muitos dizem que estão sendo sufocados por suas diversas responsabilidades e que o medo de desapontar seus pais e amigos o apavoram. Porém os jovens que servem a Deus , não devem aceitar isso , a palavra de Deus nos exorta: "Alegrai-vos sempre no Senhor;" outra vez digo: alegrai-vos. ( Filipenses 4.4) Solidão: É imensa quantidade de jovens que se sentem sós. A solidão é diabólica. Esse é um sentimento que não corresponde à realidade do Cristão. Jesus disse: 'E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.' A solidão é uma tentativa de Satanás de colocar em nós um sentimento de que Deus e as pessoas nos abandonaram. Nós jovens cristãos devemos pedir ajuda ao Espírito Santo e Ele nos mostrará que, mesmo sem ninguém por perto, nunca estamos sozinhos, porque o nosso Deus é Emanuel Deus conosco sempre! Medo do futuro: A música "Será?" É cheia de perguntas que questionam o nosso futuro. Nosso medo do futuro se baseia na dúvida, e a base da dúvida é essa pergunta: "Será?" O medo se opõe a fé, e não são poucos os jovens cristãos que tem medo de tudo e vivem perguntando-se vários "serás?" Porém a palavra de Deus é bastante clara. Quando vamos procurar na bíblia achamos todas às respostas para os questionamentos da música. 

"Será só imaginação ?" Não, pois à Bíblia diz: 'Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes.' Salmos 126. 1,2 "Será se nada vai acontecer ?" É claro que vai! 'Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita justiça.' 2 Pedro 3.13 Certamente, Deus não vai deixar tudo como está. Algo grande está para acontecer. Prepare-se ! "Será que é tudo isso em vão?" Com certeza, não ! 'Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.' 1 Coríntios 15.58 Tudo o que vivemos e sofremos nesta vida, se somos filhos de Jesus, certamente não será em vão, nem mesmo nossas lágrimas e tristezas. Existe razão para vivemos e lutarmos com garra, pois um dia receberemos a recompensa de Deus. "Será que vamos conseguir vencer ?" Essa é uma pergunta destruidora que Satanás adora fazer. Mas a bíblia já respondeu por nós em Romanos 8.37:
'Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.' Nós não vamos conseguir vencer, porque Jesus já venceu por nós. Satanás gosta de fazer-nos essa pergunta, porque ele mesmo não vai vencer no final. Por isso, todas às vezes que ele lhe fizer essa pergunta e lembrá-lo dos seus pecados do passado, lembre a ele que o futuro dele será no lago de fogo, derrotado! Mas que você estará ao lado de Jesus, morando eternamente no céu com os vendedores. Sua mente não é uma lata de lixo! Por isso não deixe a angústia, solidão e o medo do futuro dominarem suas emoções. Não seja uma pessoa que vive de fachada... Arranque o que mascara seus sentimentos e que te aprisiona dentro de si mesmo. 

Siga o que diz em 1 Coríntios 2.16b 'Mas nós temos a mente de Cristo'


Com base no livro: Manual de Sobrevivência para um Adolescente - Pr. Lucinho

2 comentários:

  1. Flw tudo que eu precisava...

    ResponderExcluir
  2. Isso falou grandemente no meu coração obrigada pela mensagem

    ResponderExcluir

Sua opinião é extremamente importante, Comente!